quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Ser pai

Hoje, estou voltando a postar no meu blog. Amanhã o meu filho, Theo,faz seis meses, e afinal ele foi a inspiração para este texto. No mais, espero postar toda sexta-feira até mais tardar no domingo.

Não tenho dormido muito nas manhãs de sábado e feriado. Mas tenho acordado com um sorriso lindo e espontâneo ao meu lado. Esse sorriso careca que me estimula e me faz sorrir também. Não existe estresse e não  há preocupação enquanto ele me olha com essas duas bolinhas morenas.
Penso que ser pai é um presente, um chamado a todos os melhores sentimentos e sensações do universo humano. É um desejo de aprender para poder ensinar. É rezar para que a dor, doa em nossa carne em vez de doer no nosso gitinho. Ser pai é um aprendizado constante de nós mesmos. Esta viagem constante de conhecimento que nos liberta dos preconceitos, desde que tenhamos sido preparados para o respeito.
Quando filhos, aprendemos. Quando pais, aprendemos em dobro. Percebo que o amor, o respeito e a amizade não são ensinados. Que não são com regras e com frases que estes são repassados, mas sim com a convivência. Estas dádivas são assimiladas pelo exemplo e pelo desejo de se igualar, como andar, falar e gargalhar.
O filho é uma mente aberta para o conhecimento e para a novidade. Mas deve-se respeitar a ingenuidade, não repassarmos nossos medos e nossas frustrações. Lembre-se, um pai não é um livro de respostas e nem mesmo uma bula, mas, um manual para que o filho faça suas escolhas e sinta-se apoiado a construir seu próprio caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela iniciativa de comenter aqui no blog.
Normalmente eu posto aos sábados.
Abraço e volte sempre que desejar.

Tércio Moreira